Um quarto rosa, o início de uma vida nova

Ação voluntária promove reforma de uma casa no interior do Paraná, através de um movimento dos Comitês Mulher e Jovem do Sicredi, em parceria com entidades municipais e voluntários.

0
32

Cinco crianças órfãs recebem um novo lar em Santa Rita D’Oeste, distrito de Terra Roxa, região noroeste do Paraná. Quando a mãe morre no parto do filho mais novo, há 11 meses, a tia Claudineia da Silva acolhe as crianças na casa pequena e a partir daí começa uma história que envolve solidariedade e voluntariado. “As crianças não tinham com quem ficar e então eu as acolhi com muito amor e são meus filhos agora. Tinha apenas um, hoje tenho 6”, comenta.

Para poderem criá-los com um pouco mais de dignidade, o casal Claudineia e Leandro foram em busca de ajuda. As mulheres do comitê da Sicredi conheceram e abraçaram a causa. “Nós mobilizamos as pessoas para ampliar a casa, com um quarto e um banheiro a mais e aí começou tudo”, explica Marilza Teodoro da Silva, uma das integrantes do comitê mulher.

Ao longo de 5 meses, voluntários, autônomos, comerciantes, prefeitura e instituições se uniram em prol da causa. As mulheres e jovens coletaram material de construção, móveis, roupas de cama, dinheiro, mão de obra e colocaram a mão na massa. Por fim, a causa aos poucos moveu os moradores do distrito e localidades vizinhas. “Foi emocionante ver que muita gente estava por perto para nos ajudar”, diz Leandro da Silva esposo da Claudineia.

No início do mês de setembro, em um bate papo com café da manhã, a obra foi entregue. A ampliação ficou pronta. O quarto ganhou a cor rosa, que as meninas sonhavam e as camas agora têm edredons de princesas. A sala ficou maior e o banheiro agora é mais confortável.

A cooperação de todos resultou não somente em uma casa mais aconchegante, mas principalmente na certeza de que a união de forças pode transformar realidades. “A cooperação e o voluntariado de todos permitem que a vida possa ser melhor no lugar onde vivemos, e, isso é incrível”, diz Claudia Bonatti, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, informe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui