Secretaria de Saúde desenvolve projeto voltado a pacientes com dor crônica

Pacientes praticam exercícios físicos, alongamentos e participam de sessões de auriculoterapia semanalmente.

0
4

Direcionado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que sofrem com quadros de dor crônica, a Secretaria de Saúde do Município de Maripá está desenvolvendo o projeto “Bem Viver”, que teve início em agosto e terá duração de seis semanas. As atividades são coordenadas pela fisioterapeuta Ana Paula Moratelli e pela psicóloga Karolina Schadeck.

O projeto consiste em encontros semanais em que os participantes recebem orientações, praticam exercícios físicos e alongamentos que possibilitam maior controle da dor e fortalecimento da musculatura. Além disso, os pacientes também passam por sessões de auriculoterapia, uma técnica terapêutica que considera a orelha como um microssistema, por meio do qual é possível potencializar o tratamento de diversas condições de saúde.

A auriculoterapia é considerada parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, estando relacionada, portanto, à já consagrada prática da acupuntura. Ela faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), aprovada pela portaria nº 971, de 03 de maio de 2006 do Ministério da Saúde, enquanto uma política do SUS.

Para a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, a técnica veio para contribuir para o cuidado no âmbito da prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde através de práticas naturais, possibilitando maior acesso da população a esses serviços. “A implantação das Práticas Integrativas e Complementares está ocorrendo em etapas em nosso município e contará, em breve, com outros grupos para tratamento de doenças crônicas, beneficiando mais pacientes e trazendo mais qualidade de vida para as pessoas”, destaca.

O projeto tem prazo definido para encerramento, portanto, os munícipes que tiverem interesse podem participar das próximas edições. Para se inscrever, é necessário entrar em contato com a fisioterapeuta Ana Paula Moratelli pelo telefone (44) 3687-1861 ou com a psicóloga Karolina Schadeck no (44) 3687-1506.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, informe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui