Maripá: Palestra marca encerramento da campanha Outubro Rosa

Cerca de 250 mulheres participaram do evento realizado no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

0
31

Nesta terça-feira (29) a Secretaria de Saúde organizou uma noite especial para as mulheres maripaenses, que marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa 2019. Cerca de 250 mulheres participaram do evento realizado no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Como forma de manter o alerta para os cuidados da saúde da mulher, que devem ocorrer o ano inteiro, cada uma delas ganhou um guarda-chuva rosa, personalizado da campanha.

O encontro contou com uma palestra sobre o tema: O que é ser mulher?” ministrada pela palestrante Lilian Welz. Durante sua fala, vários temas foram abordados, como maternidade, sexualidade, trabalho doméstico, machismo, feminismo entre outros. “Preparamos este momento para que, acima de tudo, pudéssemos refletir sobre todos estes temas que fazem parte da nossa vida e temos que lidar todos os dias. Isso nos coloca em alerta para lembrarmos dos cuidados que também temos que ter com nós mesmas e do potencial de cada uma de nós”, destaca a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller.

O prefeito Anderson Bento Maria, acompanhado da primeira dama, Leila também esteve presente e destacou a importância de campanhas como esta. “Estas campanhas começaram a chegar no Brasil há pouco mais de dez anos, abordando temas que não se falavam antes disso. Hoje as campanhas de prevenção são evidenciadas e muitas delas, partem de iniciativas do poder público, por isso a importância também da população se engajar e entender que todas estas ações são desenvolvidas para benefício dela, a exemplo de todas as mulheres que participaram do Outubro Rosa”, afirma.

O evento foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Maripá, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS/PR), Sicredi e Comitê Mulher. Durante o evento, foram arrecadados litros de leite integral, que será doado ao Hospital Bom Jesus.

OUTUBRO ROSA – Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atenderam com horário especial para exames preventivos ginecológicos e agendamento de mamografia. Entretanto o cuidado com a saúde da mulher deve ocorrer o ano inteiro e, para isso, o apoio pode ser encontrado nas UBSs da sede e dos distritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, informe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui