Maripá – Formação aborda aproveitamento integral dos alimentos na merenda escolar

Evento reuniu 67 participantes dos municípios de Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pomerode, além dos músicos locais e professores da Alemanha.

0
36

Cozinheiras, nutricionistas e coordenadores da alimentação escolar dos municípios da BP3, do oeste do Paraná e da Conisul participaram ontem (12) do 2º módulo da formação continuada realizada pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional. A capacitação ocorreu no Centro de Eventos de Maripá, abordando como tema principal o aproveitamento integral dos alimentos na merenda escolar.

A atividade tem o objetivo de estimular as merendeiras a desenvolverem habilidades culinárias na aplicação de conceitos de aproveitamento integral de alimentos, respeitando os princípios das boas práticas de fabricação e a segurança do trabalhador. Quem ministrou o curso foi a nutricionista, especialista em gestão de qualidade e segurança dos alimentos, Adriana Hernandes Martins.

Segundo a nutricionista de Maripá, responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Jussara Garcia Rosa França, o aproveitamento integral pode aumentar a densidade nutritiva das preparações. “Diversos nutrientes estão presentes em partes dos alimentos geralmente descartadas, como sementes, cascas, folhas e talos de legumes, frutas e verduras. Por isso, o uso total dos alimentos é uma forma de aproveitar melhor as propriedades nutricionais, além de evitar desperdício”, explica.

A formação foi dividida em uma parte teórica e uma prática, na qual os participantes formaram grupos, que tiveram o desafio de criar três receitas (uma doce, uma salgada e um suco) com ingredientes como frutas, legumes, hortaliças, farináceos e ovos.

TRANSPARÊNCIA – Desde o mês de fevereiro deste ano, o cardápio escolar das três escolas municipais e do CMEI estão sendo disponibilizados para consulta no Portal da Transparência. Para conferir, é só acessar o site maripa.atende.net, clicar em Portal da Transparência, ir até a aba Acesso à Informação e depois no item Cardápio Escolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, informe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui